quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Evangelho do dia

Sexta-feira, dia 03 de Outubro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Francisco de Borja, presbítero, +1572, Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, mártires, +303 Ver comentário em baixo, ou carregando aqui Hugo de São Victor : «Quem vos escuta, escuta-me a Mim, e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»

Evangelho segundo S. Lucas 10,13-16.

Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sídon se tivessem operado os milagres que entre vós se realizaram, de há muito que teriam feito penitência, vestidas de saco e na cinza. Por isso, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós. E tu, Cafarnaúm, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada. Quem vos ouve é a mim que ouve, e quem vos rejeita é a mim que rejeita; mas, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.» Da Bíblia Sagrada Comentário ao Evangelho do dia feito por : Hugo de São Victor (?-1141), cónego regular, teólogo Tratado dos sacramentos da fé
cristã, II, 1-2
«Quem vos escuta, escuta-me a Mim, e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»Assim como a respiração do homem passa pela cabeça, para descer até aos membros e os vivificar, assim também o Espírito Santo vem aos cristãos por Cristo. A cabeça é Cristo, os membros são os cristãos. Há uma cabeça e numerosos membros, um só corpo, formado pela cabeça e pelos membros, e neste único corpo um único Espírito, que está em plenitude na cabeça e de forma participada nos membros. Assim, pois, se há um só corpo, há também um só Espírito. Quem não está no corpo não pode ser vivificado pelo Espírito, segundo esta palavra da Escritura: «Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não Lhe pertence» (Rom 8, 9). Porque aquele que não tem o Espírito de Cristo não é membro de Cristo.Aquilo que faz parte do corpo não está morto; aquilo que está separado do corpo não está vivo. É pela fé que nos tornamos membros; é pelo amor que somos vivificados. Pela fé, recebemos a unidade; pela caridade, recebemos a vida. O sacramento do baptismo une-nos; e o Corpo e o Sangue de Cristo vivificam-nos. Pelo baptismo, tornamo-nos membros do Corpo; pelo Corpo de Cristo, participamos na Sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário